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dc.contributor.authorMatozo, Gleicykelly da Silva de Santanapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Sônia Cristina dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T18:45:57Z
dc.date.available2021-06-30T18:45:57Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53685
dc.descriptionOrientadora : Profª. Sônia Cristina da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O artigo tem como objetivo analisar as dificuldades na aprendizagem dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Randolfo Arzua, no município de Paranaguá-Paraná, relacionando-as a pobreza e visando traçar estratégias que permitam melhorar a alfabetização desses alunos, contribuindo para suas atuações enquanto sujeitos na sociedade. Embora, o tema seja a muito tempo estudado, a dificuldade de aprendizagem é um problema bastante debatido e preocupante, suas causas podem estar relacionadas a fatores tanto interiores, quanto exteriores da vida da criança. De modo que esta pesquisa pretendeu identificar algumas dessas dificuldades que se colocam no ambiente escolar e que portanto, podem ser aprimoradas. Para compor a pesquisa de caráter qualitativo foi realizada uma revisão bibliográfica baseada nas concepções de autores da área da aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e pobreza dentre estes destaca-se :Oliveira (1993), Vygotsky (1998, 2001, 2007) e Rocha (1996, 2003, 2005 e 2006), relacionando seus estudos aos dados coletados em campo por meio do Projeto Político Pedagógico da escola e as vivências e observações realizadas pela pesquisadora participante enquanto pedagoga da escola e também mediadora do processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa evidenciou-se os problemas que intensificam as dificuldades de aprendizagem, a exemplo, a ausência dos pais ativamente na vida escolar das crianças, no tocante ao retorno das atividades direcionadas para casa, a falta de leitura dos bilhetes, assim como, o descaso para com as frequências dos alunos na escola. Além disso, a responsabilização do aluno como culpado pelo fracasso escolar, denota uma postura imutável de alguns professores que desconhecem as causas que perpassam a vida e a escolarização do aluno.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleOs impactos da pobreza na educação das crianças em alfabetização de uma escola municipal de Paranaguápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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