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    Os impactos da pobreza na educação das crianças em alfabetização de uma escola municipal de Paranaguá

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    R - E - GLEICYKELLY DA SILVA DE SANTANA MATOZO.pdf (317.6Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Matozo, Gleicykelly da Silva de Santana
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O artigo tem como objetivo analisar as dificuldades na aprendizagem dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Randolfo Arzua, no município de Paranaguá-Paraná, relacionando-as a pobreza e visando traçar estratégias que permitam melhorar a alfabetização desses alunos, contribuindo para suas atuações enquanto sujeitos na sociedade. Embora, o tema seja a muito tempo estudado, a dificuldade de aprendizagem é um problema bastante debatido e preocupante, suas causas podem estar relacionadas a fatores tanto interiores, quanto exteriores da vida da criança. De modo que esta pesquisa pretendeu identificar algumas dessas dificuldades que se colocam no ambiente escolar e que portanto, podem ser aprimoradas. Para compor a pesquisa de caráter qualitativo foi realizada uma revisão bibliográfica baseada nas concepções de autores da área da aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e pobreza dentre estes destaca-se :Oliveira (1993), Vygotsky (1998, 2001, 2007) e Rocha (1996, 2003, 2005 e 2006), relacionando seus estudos aos dados coletados em campo por meio do Projeto Político Pedagógico da escola e as vivências e observações realizadas pela pesquisadora participante enquanto pedagoga da escola e também mediadora do processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa evidenciou-se os problemas que intensificam as dificuldades de aprendizagem, a exemplo, a ausência dos pais ativamente na vida escolar das crianças, no tocante ao retorno das atividades direcionadas para casa, a falta de leitura dos bilhetes, assim como, o descaso para com as frequências dos alunos na escola. Além disso, a responsabilização do aluno como culpado pelo fracasso escolar, denota uma postura imutável de alguns professores que desconhecem as causas que perpassam a vida e a escolarização do aluno.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53685
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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