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dc.contributor.authorGonçalves, Elizandra Dominguespt_BR
dc.contributor.otherSilva, Sônia Cristina dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-07T18:38:59Z
dc.date.available2021-07-07T18:38:59Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53668
dc.descriptionOrientador : Prof(a). Sonia Cristina da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Para a inserção em uma sociedade letrada é necessário que o indivíduo domine as habilidades de leitura e escrita para além da alfabetização funcional, ou seja, fazer uso desses conhecimentos em diferentes contextos. No entanto, de acordo com dados do Plano Nacional de Educação (2015), 27% da população é constituída de analfabetos funcionais, considerados aqueles que têm dificuldades na compreensão de informações mais complexas, tanto sobre a leitura, quanto à matemática. Nesse sentido, o fracasso escolar que acompanha a trajetória de alunos de classes menos favorecidas justifica o presente estudo que objetiva responder por que alunos de 5º ano não leem de maneira proficiente. Para isso, buscou-se analisar os resultados da Prova Brasil de duas escolas do município de São Mateus do Sul, sendo a primeira uma instituição que enfrenta situação de vulnerabilidade social e a outra, localizada no centro da cidade, onde as famílias e, portanto, os alunos, têm melhores condições de vida. Desta forma, buscou-se identificar porque o processo escolar é obstacularizado quando se trata da aprendizagem da leitura e da escrita e, por fim, apontar caminhos para amenizar as dificuldades que esses alunos encontram nesses contextos. Inicialmente, são abordados e analisados os dados da Prova Brasil do ano de 2013 dessas duas instituições municipais, seguido do confronto dos dados de 2015, verificando avanços, retrocessos e implicações contidas. Com base nesse estudo, pode-se afirmar que os alunos provenientes das famílias de classe menos favorecidas tendem a apresentar um nível de proficiência inferior segundo as orientações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), visto que participam de poucos eventos de letramento, pois as condições de sobrevivência impactam diretamente o interesse e estímulo aos estudos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (19 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleReflexões acerca do letramento e o fracasso escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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