dc.contributor.author | Alves, Elisabeth Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Castex, Lilian Costa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T12:26:49Z | |
dc.date.available | 2021-06-30T12:26:49Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53666 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Dra. Lilian Costa Castex | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo é o trabalho de conclusão do curso de especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social, da UFPR e apresenta reflexões resultantes de investigação no contexto escolar a respeito do território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais e o papel da educação como uma possibilidade de mudança da sua realidade social, a fim melhorar a qualidade de vida dos alunos do Colégio Tiago Terra, localizado no Jardim União da Vitória - Zona Sul - Londrina - Paraná. O método é a pesquisa qualitativa e os questionários com instrumento de investigação. Os professores efetivos do colégio são sujeitos da investigação. O objetivo geral da pesquisa: Qual o conhecimento dos professores a respeito de significado de território e pobreza e quais as possibilidades de mudança da realidade social, a partir da educação, para os alunos da instituição escolar, na perspectiva dos professores da escola. Na investigação foram obtidos 80% de respostas, de um total de 10(dez) questionários. A seleção dos professores respondentes do Colégio Tiago Terra foi aleatória. A fundamentação teórica pauta-se nos referenciais de autores Arroyo (2015; 2016), Pinzani e Rego (2014), Mendonça (2016) e Leite (2016). O resultado da pesquisa apresenta: que os professores acreditam na educação básica como possibilidade de mudança elencando ações pedagógicas a serem desenvolvidas na escola, qualificação do espaço físico da escola, adequação de mobiliário, instalações tecnológicas adequadas, a qualificação profissional e o maior envolvimento da família como fatores relevantes para propiciar a mudança da realidade social. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquico (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |