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    O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná

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    R - E - ELISABETH APARECIDA ALVES.pdf (798.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Alves, Elisabeth Aparecida
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este artigo é o trabalho de conclusão do curso de especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social, da UFPR e apresenta reflexões resultantes de investigação no contexto escolar a respeito do território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais e o papel da educação como uma possibilidade de mudança da sua realidade social, a fim melhorar a qualidade de vida dos alunos do Colégio Tiago Terra, localizado no Jardim União da Vitória - Zona Sul - Londrina - Paraná. O método é a pesquisa qualitativa e os questionários com instrumento de investigação. Os professores efetivos do colégio são sujeitos da investigação. O objetivo geral da pesquisa: Qual o conhecimento dos professores a respeito de significado de território e pobreza e quais as possibilidades de mudança da realidade social, a partir da educação, para os alunos da instituição escolar, na perspectiva dos professores da escola. Na investigação foram obtidos 80% de respostas, de um total de 10(dez) questionários. A seleção dos professores respondentes do Colégio Tiago Terra foi aleatória. A fundamentação teórica pauta-se nos referenciais de autores Arroyo (2015; 2016), Pinzani e Rego (2014), Mendonça (2016) e Leite (2016). O resultado da pesquisa apresenta: que os professores acreditam na educação básica como possibilidade de mudança elencando ações pedagógicas a serem desenvolvidas na escola, qualificação do espaço físico da escola, adequação de mobiliário, instalações tecnológicas adequadas, a qualificação profissional e o maior envolvimento da família como fatores relevantes para propiciar a mudança da realidade social.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53666
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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