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dc.contributor.authorKelin, Elainept_BR
dc.contributor.otherMantagute, Elisangela Iargas Iuzviakpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T14:35:46Z
dc.date.available2021-06-09T14:35:46Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53664
dc.descriptionOrientadora : Profª. Ms. Elisângela Largas Luzviak Mantagutept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa propõe refletir sobre a contribuição do Serviço Social na área da educação, especificamente no contexto escolar público, pois o Serviço Social é uma área de atuação no sentido educativo de revolucionar consciências, de proporcionar novas discussões, de trabalhar as relações interpessoais e grupais. Os objetivos propostos são conhecer as políticas públicas em educação, apresentar a importância do assistente social na educação e descrever possíveis orientações do assistente social no contexto escolar. Neste sentido, analisar sobre a contribuição deste profissional na área da educação, observando os altos índices de pobreza e miséria que atingem a população brasileira se expressam das mais diferentes formas e o processo educacional não está alheio a isso, ou seja, o sistema de ensino é um espaço onde os problemas sociais também são materializados. Apesar de a escola ser um dos principais equipamentos sociais, podemos identificar ainda um número pequeno e tímido de profissionais de Serviço Social atuando na área. No entanto, identifica-se que a educação tem demandas importantes para a intervenção do assistente social. Tais demandas requerem alternativas de trabalho com equipes multidisciplinares em contextos característicos de ação/reflexão/ação. A contribuição do assistente social na educação consiste em identificar fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos relacionados ao campo educacional, tais como: evasão escolar, baixo rendimento escolar, atitudes e comportamentos agressivos, etc. Estas atitudes constituem questões de expressiva complexidade e que precisam necessariamente de intervenção conjunta por diferentes profissionais, como:educadores, assistentes sociais, equipe pedagógica dentre outros com a ajuda da família, da sociedade civil e comunidade escolar, possibilitando uma ação efetiva objetivando o cumprimento da missão da educação de oferecer qualidade de ensino para a formação de cidadania.Deste modo, o objetivo do assistente social na educação é identificar as demandas presentes nas relações sociais que incluem o cotidiano do aluno e as suas relações existentes entre sociedade e família, partindo das necessidades de garantir os direitos previstos constitucionalmente aos educandos. Enquanto escolha metodológica pautou-se em uma Revisão Bibliográfica, cujo desenvolvimento foi por meio de estudos de pesquisas já realizados de vários autores, com suas referências preservadas. Sendo assim, este estudo busca-se contribuir no sentido de subsidiar, auxiliar a escola, e os demais profissionais, para conhecer e compreender a figura do Assistente Social no ambiente escolar público.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (17 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.titleAtuação do assistente social no contexto escolar públicopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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