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    Atuação do assistente social no contexto escolar público

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    R - E - ELAINE KELIN.pdf (364.6Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Kelin, Elaine
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A presente pesquisa propõe refletir sobre a contribuição do Serviço Social na área da educação, especificamente no contexto escolar público, pois o Serviço Social é uma área de atuação no sentido educativo de revolucionar consciências, de proporcionar novas discussões, de trabalhar as relações interpessoais e grupais. Os objetivos propostos são conhecer as políticas públicas em educação, apresentar a importância do assistente social na educação e descrever possíveis orientações do assistente social no contexto escolar. Neste sentido, analisar sobre a contribuição deste profissional na área da educação, observando os altos índices de pobreza e miséria que atingem a população brasileira se expressam das mais diferentes formas e o processo educacional não está alheio a isso, ou seja, o sistema de ensino é um espaço onde os problemas sociais também são materializados. Apesar de a escola ser um dos principais equipamentos sociais, podemos identificar ainda um número pequeno e tímido de profissionais de Serviço Social atuando na área. No entanto, identifica-se que a educação tem demandas importantes para a intervenção do assistente social. Tais demandas requerem alternativas de trabalho com equipes multidisciplinares em contextos característicos de ação/reflexão/ação. A contribuição do assistente social na educação consiste em identificar fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos relacionados ao campo educacional, tais como: evasão escolar, baixo rendimento escolar, atitudes e comportamentos agressivos, etc. Estas atitudes constituem questões de expressiva complexidade e que precisam necessariamente de intervenção conjunta por diferentes profissionais, como:educadores, assistentes sociais, equipe pedagógica dentre outros com a ajuda da família, da sociedade civil e comunidade escolar, possibilitando uma ação efetiva objetivando o cumprimento da missão da educação de oferecer qualidade de ensino para a formação de cidadania.Deste modo, o objetivo do assistente social na educação é identificar as demandas presentes nas relações sociais que incluem o cotidiano do aluno e as suas relações existentes entre sociedade e família, partindo das necessidades de garantir os direitos previstos constitucionalmente aos educandos. Enquanto escolha metodológica pautou-se em uma Revisão Bibliográfica, cujo desenvolvimento foi por meio de estudos de pesquisas já realizados de vários autores, com suas referências preservadas. Sendo assim, este estudo busca-se contribuir no sentido de subsidiar, auxiliar a escola, e os demais profissionais, para conhecer e compreender a figura do Assistente Social no ambiente escolar público.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53664
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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