dc.contributor.author | Perez, Débora Garcia | pt_BR |
dc.contributor.other | Meira, Leticia Mara de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T17:50:32Z | |
dc.date.available | 2021-06-09T17:50:32Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53658 | |
dc.description | Orientadora : Ma. Leticia Mara de Meira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem como objetivo buscar e discutir alguns dados relativos à baixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família na faixa etária de 16 e 17 anos, das escolas estaduais do município de Londrina, Estado do Paraná, disponíveis no Sistema Presença do Ministério da Educação. O artigo tem como foco uma justificativa muito presente para a baixa frequência dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família, nessa faixa etária, que é o desinteresse pelos estudos. Num primeiro momento, através da análise dos relatórios gerados no Sistema Presença acerca da baixa frequência dos estudantes em questão, verificou-se que o desinteresse pelos estudos é uma das justificativas mais frequentes quando direcionada para a faixa etária citada. Com base nessa informação e buscando entendê-la melhor, foi aplicado um questionário junto aos profissionais que efetuam o registro da frequência no Sistema e, a partir dos dados obtidos verificou-se que o desinteresse pelos estudos pode estar mascarando dados reais da baixa frequência. Verificou-se também que os profissionais das escolas que efetuam o registro da frequência no sistema não se sentem confortáveis em expor os verdadeiros motivos, em muitos casos por receio, pois se tratam de situações que expõem vulnerabilidades de jovens e seus familiares. Esses profissionais acabam utilizando o motivo de desinteresse pela educação como forma de minimizar situações que fogem ao alcance das ações possíveis de serem realizadas pela escola, como envolvimento com entorpecentes, trabalho informal e tráfico, o que requer intervenções de outras políticas públicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Frequência escolar | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.subject | Educação do adolescente | pt_BR |
dc.title | Baixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família nas escolas estaduais do município de Londrina-PR : reflexões sobre o desinteresse pelos estudos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |