Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPerez, Débora Garciapt_BR
dc.contributor.otherMeira, Leticia Mara dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T17:50:32Z
dc.date.available2021-06-09T17:50:32Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53658
dc.descriptionOrientadora : Ma. Leticia Mara de Meirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem como objetivo buscar e discutir alguns dados relativos à baixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família na faixa etária de 16 e 17 anos, das escolas estaduais do município de Londrina, Estado do Paraná, disponíveis no Sistema Presença do Ministério da Educação. O artigo tem como foco uma justificativa muito presente para a baixa frequência dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família, nessa faixa etária, que é o desinteresse pelos estudos. Num primeiro momento, através da análise dos relatórios gerados no Sistema Presença acerca da baixa frequência dos estudantes em questão, verificou-se que o desinteresse pelos estudos é uma das justificativas mais frequentes quando direcionada para a faixa etária citada. Com base nessa informação e buscando entendê-la melhor, foi aplicado um questionário junto aos profissionais que efetuam o registro da frequência no Sistema e, a partir dos dados obtidos verificou-se que o desinteresse pelos estudos pode estar mascarando dados reais da baixa frequência. Verificou-se também que os profissionais das escolas que efetuam o registro da frequência no sistema não se sentem confortáveis em expor os verdadeiros motivos, em muitos casos por receio, pois se tratam de situações que expõem vulnerabilidades de jovens e seus familiares. Esses profissionais acabam utilizando o motivo de desinteresse pela educação como forma de minimizar situações que fogem ao alcance das ações possíveis de serem realizadas pela escola, como envolvimento com entorpecentes, trabalho informal e tráfico, o que requer intervenções de outras políticas públicas.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (19 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFrequência escolarpt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.subjectEducação do adolescentept_BR
dc.titleBaixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família nas escolas estaduais do município de Londrina-PR : reflexões sobre o desinteresse pelos estudospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples