dc.contributor.author | Abbeg, Ana Valéria, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Moreira, Jasmine, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-07T20:08:58Z | |
dc.date.available | 2021-07-07T20:08:58Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53630 | |
dc.description | Orientadora : Profa. MSc. Jasmine Moreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste trabalho é identificar os elementos significantes, resultado da recorrência de termos e acepções, perante a educação integral em suas relações com a pobreza. Utilizou-se um percurso da pesquisa qualitativa, com levantamento de da dos a partir de questionários endereçados a comunidade escolar, pais e responsáveis, e, funcionários. O uso de dados estatísticos além de evidenciar uma descrição racional do problema, possibilita o devido aprofundamento da discussão a partir do embasamento teórico e literatura correspondente. A categorização dos dados encontrados, mediante sua recorrência, apontou para a construção de um mapa conceitual que estabelece as principais relações presentes entre a educação integral e suas significações: aprendizagem; tempo integral; trabalho; cuidar; segurança; pobreza; e, outras relações financeiras. As especificidades encontradas acerca da educação integral absorvem diferentes termos que são pertinentes as relações entre pobreza e trabalho. Para os pais e responsáveis a relação na educação integral se encontra fortemente ligada às dimensões da aprendizagem e do trabalho, não reconhecem a condição de pobreza, implícita na distribuição do Programa Bolsa Família, depositando argumentos e valorizando a educação integral sobre o termo de aprendizagem. Em contrapartida os funcionários recorrem a termos da aprendizagem, do cuidar e da pobreza; assim, definem a comunidade sua situação de carência econômica e social, e denotam a educação integral como uma forma assistencialista (uma forma de sanar os problemas sociais da comunidade. No torrente das duas vertentes percebe-se um processo de (de/re)significação da escola como instrumento de intervenção social | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (18 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.title | Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |