dc.contributor.advisor | Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Amauri Rocha do | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T19:48:13Z | |
dc.date.available | 2021-06-22T19:48:13Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53627 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Reinaldo K. de Araujo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo analisa as falas dos professores de Geografia do Colégio Estadual Cristo Rei do município de Francisco Beltrão, sobre a temática Educação Pobreza e Desigualdade Social, discursadas nas Diretrizes Curriculares de Geografia. Para esse estudo foi realizado grupo focal com 3 (três) professores graduados em Geografia. As conversas foram direcionadas com perguntas norteadoras pré-elaboradas com objetivo de organizar a sequência das falas que foram gravadas em áudio e transcritas, para posterior análise. Os principais resultados da pesquisa apontam para um discurso que evidencia a importância de se trabalhar e discutir as questões que envolvem pobreza e desigualdade social na disciplina de geografia. Também de destaque a partir das falas dos professores entrevistados, é que as diretrizes não abordam especificamente a temática pobreza e desigualdade social, desvinculando-se da realidade cotidiana da vivencia do estudante. É fato que a partir das análises realizadas, que a diretriz de geografia necessita de uma reformulação, abordando temas contemporâneos, entre eles as questões que envolvem pobreza e desigualdade social. As temáticas supracitadas são trabalhadas dependendo da visão ideológica do professor, sendo que diante do silêncio das diretrizes para um direcionamento mais claro e objetivo sobre a temática, cada professor dependendo do seu engajamento teórico e social faz a escolha pelas abordagens metodológicas pertinentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 afrquivo (18 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação de base | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.title | Educação, pobreza e desigualdade social : em discurso nas diretrizes de geografia do estado do Paraná : com a palavra professores/as de Francisco Beltrão | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |