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dc.contributor.advisorAraujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Amauri Rocha dopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T19:48:13Z
dc.date.available2021-06-22T19:48:13Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53627
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Reinaldo K. de Araujopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo analisa as falas dos professores de Geografia do Colégio Estadual Cristo Rei do município de Francisco Beltrão, sobre a temática Educação Pobreza e Desigualdade Social, discursadas nas Diretrizes Curriculares de Geografia. Para esse estudo foi realizado grupo focal com 3 (três) professores graduados em Geografia. As conversas foram direcionadas com perguntas norteadoras pré-elaboradas com objetivo de organizar a sequência das falas que foram gravadas em áudio e transcritas, para posterior análise. Os principais resultados da pesquisa apontam para um discurso que evidencia a importância de se trabalhar e discutir as questões que envolvem pobreza e desigualdade social na disciplina de geografia. Também de destaque a partir das falas dos professores entrevistados, é que as diretrizes não abordam especificamente a temática pobreza e desigualdade social, desvinculando-se da realidade cotidiana da vivencia do estudante. É fato que a partir das análises realizadas, que a diretriz de geografia necessita de uma reformulação, abordando temas contemporâneos, entre eles as questões que envolvem pobreza e desigualdade social. As temáticas supracitadas são trabalhadas dependendo da visão ideológica do professor, sendo que diante do silêncio das diretrizes para um direcionamento mais claro e objetivo sobre a temática, cada professor dependendo do seu engajamento teórico e social faz a escolha pelas abordagens metodológicas pertinentes.pt_BR
dc.format.extent1 afrquivo (18 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.titleEducação, pobreza e desigualdade social : em discurso nas diretrizes de geografia do estado do Paraná : com a palavra professores/as de Francisco Beltrãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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