• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação, pobreza e desigualdade social : em discurso nas diretrizes de geografia do estado do Paraná : com a palavra professores/as de Francisco Beltrão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - AMAURI ROCHA DO NASCIMENTO.pdf (474.9Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Nascimento, Amauri Rocha do
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo analisa as falas dos professores de Geografia do Colégio Estadual Cristo Rei do município de Francisco Beltrão, sobre a temática Educação Pobreza e Desigualdade Social, discursadas nas Diretrizes Curriculares de Geografia. Para esse estudo foi realizado grupo focal com 3 (três) professores graduados em Geografia. As conversas foram direcionadas com perguntas norteadoras pré-elaboradas com objetivo de organizar a sequência das falas que foram gravadas em áudio e transcritas, para posterior análise. Os principais resultados da pesquisa apontam para um discurso que evidencia a importância de se trabalhar e discutir as questões que envolvem pobreza e desigualdade social na disciplina de geografia. Também de destaque a partir das falas dos professores entrevistados, é que as diretrizes não abordam especificamente a temática pobreza e desigualdade social, desvinculando-se da realidade cotidiana da vivencia do estudante. É fato que a partir das análises realizadas, que a diretriz de geografia necessita de uma reformulação, abordando temas contemporâneos, entre eles as questões que envolvem pobreza e desigualdade social. As temáticas supracitadas são trabalhadas dependendo da visão ideológica do professor, sendo que diante do silêncio das diretrizes para um direcionamento mais claro e objetivo sobre a temática, cada professor dependendo do seu engajamento teórico e social faz a escolha pelas abordagens metodológicas pertinentes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53627
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV