Análise de formatos de anúncios publicitários em webrádio
Abstract
Resumo : Conforme ocorrem avanços tecnológicos, novas mídias surgem e provocam questionamentos quanto às suas características e eficácia de relacionamento com o público. Com aproximadamente cem anos de existência, o rádio torna-se digital e, consequentemente, pode provocar uma movimentação nos investimentos e nos formatos de anúncios publicitários. O surgimento de rádios na internet, conhecidas como webrádios, retira do rádio a sua prévia incapacidade de reproduzir imagens e textos e incrementa suas oportunidades de negócio, figurando como uma nova opção aos anunciantes. Após um breve contexto histórico do rádio e da internet, foi realizado o estudo de três casos, analisando linguagem, público, audiência e meios de contato para compreender as diferenças em relação às rádios convencionais e aprofundar a discussão do tema. Foi feita ainda pesquisa bibliográfica para descrever os formatos publicitários recorrentes em rádios convencionais e traçar um paralelo com os formatos apresentados nas webrádios. Verificou-se que, apesar da gama de opções e possibilidades de formatos de anúncios sonoros e visuais, as webrádios deixavam de explorar essas potencialidades muitas vezes para realizarem veiculações institucionais em suas próprias páginas
Collections
- Publicidade e Propaganda [205]