dc.contributor.advisor | Polidoro, Maurício | pt_BR |
dc.contributor.author | Caldas, Camila Chueire, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T22:05:58Z | |
dc.date.available | 2021-10-07T22:05:58Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52614 | |
dc.description | Orientador: Prof. Mauricio Polidoro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo pretende relatar uma prática docente que ocorreu com
alunos de 6ºano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual de Curitiba-Pr.
Através de um questionário preliminar foi percebido que estes alunos possuíam uma
visão negativa sobre a África e seus povos. Em seguida foi pensada uma
intervenção que possibilitasse uma nova percepção por parte deles. Por meio da
perspectiva da Educação Histórica, buscou-se analisar se houve um processo de
formação de uma consciência histórica que apresentasse a positivação da África,
seus povos e suas culturas. Assim, este estudo se enquadra num conjunto de
produções que se comprometem a colocar em prática a lei 10.639/03, demonstrando
a importância de trabalhar a temática racial em sala de aula para uma sociedade
mais justa e democrática. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (17 p.) : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Africanos - Cultura | pt_BR |
dc.subject | Negros - História | pt_BR |
dc.title | Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |