| dc.contributor.author | Alves, Waldirene Socorro da Silva Francisco | pt_BR |
| dc.contributor.other | Tiepolo, Elisiani Vitória, 1963- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2021-11-08T18:05:34Z | |
| dc.date.available | 2021-11-08T18:05:34Z | |
| dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52556 | |
| dc.description | Orientadora : MSc.Elisiane Vitória Tiepolo | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências: p. 34-35 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Esse trabalho tem o propósito de verificar como e por que educar para o consumo sustentável. Visa à construção de uma nova ética da relação do ser humano com a natureza que interferindo (controlando) diretamente o pensar e o agir dos seres humanos que por sua vez criam os riscos ambientais. Também tem como principal objetivo avaliar o processo ambiental não formal voltado para o saneamento básico na comunidade Ouro Fino, à margem do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais. A atual sociedade caracteriza-se pelo consumo supérfluo, tornando-se um fenômeno chave do problema socioambiental. O consumo pode ser considerado o modo como uma sociedade se organiza e procura a satisfação de suas necessidades. Existe, então, a crise da própria sociedade industrial e tecnológica, o que coloca o avanço da modernidade numa grande encruzilhada. Para a realização deste trabalho foi utilizada pesquisa de campo e bibliográfica, analisando os pressupostos teóricos da educação para o consumo sustentável; as possibilidades e os limites da educação para o consumo sustentável; avaliação dos aspectos sociais e ambientais na natureza do consumo na comunidade Ouro Fino; propostas, junto com a comunidade e a escola Municipal Ana Maria Moro Dissenha, turma do 5º ano, medidas de adequação no processo de saneamento básico. Tendo a educação Ambiental como uma questão social muito relevante que está exigindo sua incorporação nos espaços formais e não formais da educação, como: encaminhamentos necessários à educação entendida como política social que instrumentaliza os seres humanos para cidadania e emancipação social, em outros termos, como possibilidade real de autonomia política e ética dos cidadãos criarem oportunidades sociais includentes com equidade e liberdade. | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 arquivo (36 p.) : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.title | Educação ambiental não formal para o consumo sustentável na comunidade Ouro Fino, São José dos Pinhais, Paraná : educar para uma nova racionalidade ambiental e um desenvolvimento ambientalmente sustentável | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |