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    Educação ambiental não formal para o consumo sustentável na comunidade Ouro Fino, São José dos Pinhais, Paraná : educar para uma nova racionalidade ambiental e um desenvolvimento ambientalmente sustentável

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    R - E - WALDIRENE SOCORRO DA SILVA FRANCISCO ALVES.pdf (602.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Alves, Waldirene Socorro da Silva Francisco
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esse trabalho tem o propósito de verificar como e por que educar para o consumo sustentável. Visa à construção de uma nova ética da relação do ser humano com a natureza que interferindo (controlando) diretamente o pensar e o agir dos seres humanos que por sua vez criam os riscos ambientais. Também tem como principal objetivo avaliar o processo ambiental não formal voltado para o saneamento básico na comunidade Ouro Fino, à margem do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais. A atual sociedade caracteriza-se pelo consumo supérfluo, tornando-se um fenômeno chave do problema socioambiental. O consumo pode ser considerado o modo como uma sociedade se organiza e procura a satisfação de suas necessidades. Existe, então, a crise da própria sociedade industrial e tecnológica, o que coloca o avanço da modernidade numa grande encruzilhada. Para a realização deste trabalho foi utilizada pesquisa de campo e bibliográfica, analisando os pressupostos teóricos da educação para o consumo sustentável; as possibilidades e os limites da educação para o consumo sustentável; avaliação dos aspectos sociais e ambientais na natureza do consumo na comunidade Ouro Fino; propostas, junto com a comunidade e a escola Municipal Ana Maria Moro Dissenha, turma do 5º ano, medidas de adequação no processo de saneamento básico. Tendo a educação Ambiental como uma questão social muito relevante que está exigindo sua incorporação nos espaços formais e não formais da educação, como: encaminhamentos necessários à educação entendida como política social que instrumentaliza os seres humanos para cidadania e emancipação social, em outros termos, como possibilidade real de autonomia política e ética dos cidadãos criarem oportunidades sociais includentes com equidade e liberdade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52556
    Collections
    • Educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis [120]

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