dc.contributor.author | Dalpiás, Morgani | pt_BR |
dc.contributor.other | Neves, Valéria Cabral | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T21:41:46Z | |
dc.date.available | 2018-09-19T21:41:46Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52504 | |
dc.description | Orientador : Valéria Cabral Neves. | pt_BR |
dc.description | Projeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização Gestão em Saúde | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho visa a implantação do Programa Saúde na Escola em uma escola especial no município de Foz do Iguaçu, sendo que o Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação é um espaço privilegiado para as práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e de doenças, contribuindo para o pleno fortalecimento do desenvolvimento integral e propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometam o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Esse projeto nas escolas especiais é de extrema importância, pois os alunos especiais apresentam muito mais vulnerabilidade em sua saúde. Para verificação metodológica da real necessidade do Programa na escola especial foi utilizado o Fluxograma Explicativo Situacional, onde constatou-se problemas como: gestação na adolescência, drogas e álcool, obesidade, hipertensão arterial, dificuldades de atendimento médico, entre outros. A proposta de implantação do Programa Saúde na Escola na escola especial visa ações de avaliação clinica e psicossocial e também ações de promoção e prevenção à saúde, através da integração da equipe de saúde e equipe pedagógica. O Programa Saúde na Escola seria um excelente norteador para solucionar boa parte dos problemas identificados no diagnóstico situacional, tanto na parte assistencial, avaliando e encaminhando os alunos para tratamento, quanto na parte preventiva e educativa, ensinando os alunos a adquirirem hábitos de vida saudáveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital. | pt_BR |
dc.subject | Assistência à saúde - Escolas | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Programa saúde na escola em uma escola especial do municipio de Foz do Iguaçu | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |