Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStefanelo, Eugenio Librelotopt_BR
dc.contributor.authorSoligo, Mandyego Fernandopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Agronegóciopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-14T12:46:11Z
dc.date.available2019-03-14T12:46:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52302
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Eugenio Libreloto Stefanelopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Agronegóciopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo com o trabalho foi analisar as alternativas ou estratégias de comercialização da soja adotadas pelos produtores rurais do Estado do Pará. Foi realizado um levantamento bibliográfico do tema estudado, bem como entrevistas com sojicultores da região, foram feitas perguntas sobre a profissão, como extensão, produtividade, equipamentos, mão de obra e origem dos recursos para financiamento da produção. Utilizou-se o método de pesquisa de levantamento, ou survey. Foram entrevistados vinte e cinco produtores rurais residentes em quatro diferentes municípios do Sul paraense (Santana do Araguaia, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Conceição do Araguaia) no qual se concentra o polo agrícola sul paraense com aproximadamente cento e dez mil hectares onde se cultiva soja (Glycine max.), a fim de mostrar a realidade do produtor. Em seguida foram propostas questões referentes às informações de mercado bem como as formas de comercialização utilizadas pelos produtores. Observou-se que a principal estratégia de comercialização da soja é o uso das alternativas tradicionais que, dentre outras, envolvem as vendas do produtor predominantemente para cerealistas locais, tradings, cooperativas e a troca de produtos por insumos. Este estudo poderá, ainda, ser utilizado para verificar o perfil dos produtores destes municípios e contribuir para trabalhos de qualificação e melhoramento na tomada de decisão do produtor quanto à comercialização.pt_BR
dc.format.extent43 f : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSoja - Comercializaçãopt_BR
dc.subjectSoja - Produçãopt_BR
dc.subjectSoja - Produção - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleEstratégias de comercialização de soja no Sul do Parápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples