dc.contributor.author | Araújo, Simone Aparecida dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Orquiza, Liliam Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T21:15:55Z | |
dc.date.available | 2021-07-06T21:15:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52019 | |
dc.description | Orientadora : Liliam Maria Orquiza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo tem como finalidade estudar de fato como a inclusão está ocorrendo nas escolas, fundamentando-se por meio das leis que norteiam a educação inclusiva no Brasil, que assegura o direito de acesso e permanência do aluno com necessidades especiais no ensino regular. Foi desenvolvido, através de pesquisa bibliográfica, mediante análise de livros e artigos relacionados ao assunto, e pesquisa com professores de uma rede municipal de ensino no Estado do Paraná. O atendimento a alunos com necessidades especiais há décadas é contemplado nas leis norteadoras da educação brasileira, porém observou-se que há muito ainda para melhorar nas escolas do nosso país em vários aspectos. Em pesquisa por meio de questionário identificou-se as dificuldades vividas pelos professores e alunos de maneira geral, verificando a necessidade de melhorias na educação | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Crianças fisicamente deficientes - Educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência mental | pt_BR |
dc.subject | Inclusão na educação | pt_BR |
dc.subject | Superdotados - Educação | pt_BR |
dc.title | Os desafios da inclusão no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |