Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Simara Cristina Senapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Rosa Maria Frugoli dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-03T22:59:04Z
dc.date.available2021-12-03T22:59:04Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52018
dc.descriptionOrientadora: Rosa Frugolli Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A educação é permeada por múltiplos fenômenos, como o debate sobre relações desiguais de gênero. A inserção de Assistentes Sociais nas escolas pode tornar-se como importante mediação na questão. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como problematização a inserção deste profissional na área de educação, objetivando responder quais intervenções, ações e programas são realizados. Utilizou-se de metodologia qualitativa, por meio de estudo de caso, realizado em uma Organização Militar das Forças Armadas. Dos procedimentos utilizados na inserção a campo, houve observações e registros em caderno de campo, além de entrevistas. Verificouse a partir da atuação de uma profissional, que esta situação se configura como complexa e de difícil enfrentamento, pois os sujeitos que participam do projeto revelam conteúdos discrepantes ou de resistências às propostas mais igualitárias quanto a equidade de gênero. Considera-se que embora a profissional contribua por meio de seu Projeto Ético Político para a superação das contradições que permeiam a escola/educação, esta se depara com conteúdos de uma sociedade sexista e heteronormativa que formam a coletividade e interferem no processo de formação.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (14 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSexo - Diferençaspt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectServiço Social - Educaçãopt_BR
dc.titleServiço social, educação e gênero : democratização das relações e conquista de cidadania nos espaços escolarespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples