dc.contributor.author | Santos, Simara Cristina Sena | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Rosa Maria Frugoli da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T22:59:04Z | |
dc.date.available | 2021-12-03T22:59:04Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52018 | |
dc.description | Orientadora: Rosa Frugolli Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A educação é permeada por múltiplos fenômenos, como o debate sobre relações desiguais de gênero. A inserção de Assistentes Sociais nas escolas pode tornar-se como importante mediação na questão. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como problematização a inserção deste profissional na área de educação, objetivando responder quais intervenções, ações e programas são realizados. Utilizou-se de metodologia qualitativa, por meio de estudo de caso, realizado em uma Organização Militar das Forças Armadas. Dos procedimentos utilizados na inserção a campo, houve observações e registros em caderno de campo, além de entrevistas. Verificouse a partir da atuação de uma profissional, que esta situação se configura como complexa e de difícil enfrentamento, pois os sujeitos que participam do projeto revelam conteúdos discrepantes ou de resistências às propostas mais igualitárias quanto a equidade de gênero. Considera-se que embora a profissional contribua por meio de seu Projeto Ético Político para a superação das contradições que permeiam a escola/educação, esta se depara com conteúdos de uma sociedade sexista e heteronormativa que formam a coletividade e interferem no processo de formação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (14 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Sexo - Diferenças | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social - Educação | pt_BR |
dc.title | Serviço social, educação e gênero : democratização das relações e conquista de cidadania nos espaços escolares | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |