• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Homofobia no contexto escolar : refletindo sobre gênero e sexualidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SANDRA CRISTINA EINECK PIMENTEL DOS SANTOS.pdf (446.6Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Santos, Sandra Cristina Eineck Pimentel dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente artigo propõe reflexões sobre homofobia, gênero e sexualidade, analisando os limites e possibilidades de ações educativas que visem à conscientização e a informação para prevenir a violência no espaço escolar. Lembrando, que a homofobia é definida como preconceito e a discriminação em relação às pessoas homossexuais. A heteronormatividade predomina nos lares brasileiros, isto faz com que banalizem as relações homoafetiva e como isso, os índices de violência contra o público LGBT aumenta significativamente. A sociedade desconhece os termos e atacam o público LGBT como se não fossem humanos, a desinformação que lidera os pensamentos alheios deve ser reorganizada para que os direitos sejam efetivamente aplicados de acordo com a legislação. Sabemos que o crime de homofobia, ainda tramita no Congresso Nacional, deve-se ser considerada não somente crime de homicídio, mas "homicídio homofóbico", com diferenciação na punição do agressor. Não devemos desconsiderar que houve uma crescente mobilização de diversos setores em favor do reconhecimento e legitimidade das diferenças, buscando uma ponte para a compreensão da diversidade. A educação é o caminho para garantir inclusão, promover igualdade de oportunidades e enfrentar toda sorte de preconceito, discriminação e violência, especialmente no que se refere a questões de gênero e sexualidade. Foi realizada uma pesquisa, onde um grupo de professores/as expressaram suas opiniões sobre a compreensão de gênero, sexualidade e homofobia e as dificuldades vinculadas a esse tema, e sugestões de ações educativas para delinear um trabalho eficaz sobre diversidade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52008
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV