dc.contributor.advisor | Daronco, Douglas Gomes | pt_BR |
dc.contributor.author | Luz, Queila Abigail da | pt_BR |
dc.contributor.other | Wanzinack, Clóvis | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-13T22:58:46Z | |
dc.date.available | 2020-04-13T22:58:46Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51987 | |
dc.description | Orientador : Douglas Gomes Daronco | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Culturalmente os meninos vivenciam e estão mais adaptados à agressão física, enquanto a violência entre meninas ocorre, freqüentemente, de forma indireta através de fofocas e ataques verbais, tornando-a menos evidente. Essa questão de gênero ainda é um desafio para muito educadores, pois pode comprometer o sucesso na prevenção e eliminação da violência escolar. A presente pesquisa teve por objetivo identificar como as meninas percebem o bullying entre elas e como lidam com isso, dentro das relações de amizade. Participaram desse estudo 25 meninas, com idade entre 11 e 13 anos de uma escola municipal de Colombo, no Paraná. A partir dos resultados, foi possível constatar a necessidade de ampliar os estudos sobre o tema, pensando em estratégias de prevenção e intervenção, pois o bullying está associado também à violência de gênero, o que amplia sua importância na deterioração das relações interpessoais no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Fofoca | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.title | Agressão relacional alternativa : o bullying entre meninas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |