Por uma análise ao material didático Caderno Escola Sem Homofobia
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Data
2016Autor
Rosa, Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da
Metadata
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Resumo: O presente artigo oferece uma análise sobre o caderno escola sem homofobia, um dos componentes do ‘Kit anti-homofobia’, material didático elaborado pelo MEC em parceria com o Governo Federal entre os anos 2009-2013. O ‘Kit’ não chegou a ser distribuído aos alunos matriculados na rede pública de ensino como proposto inicialmente, assim, coube a essa pesquisa compreender a importância desse material ao abordar a temática da diversidade e sexualidade em ambiente escolar. Utilizando a metodologia de história do tempo presente (LE GOFF, 1999) e análise de discurso (FOUCAULT, 1999) tentou-se compreender o ‘Kit’ como um instrumento de apoio aos educadores e, além disso, conceber o material como um divulgador da proposta de desconstrução de preconceitos a gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em ambiente escolar. Em linhas gerais, procuro nesta pesquisa contribuir com os estudos de gênero, ao problematizar a temática da discriminação e preconceito relacionados a identidade de gênero e diversidade sexual no espaço escolar.