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    Participação do pai na educação do/a filho/a e divisão de tarefas domésticas

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    R - E - NEURACI CORDEIRO LONGUINHO.pdf (548.7Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Longuinho, Neuraci Cordeiro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Com o passar dos tempos a mulher deixou de ser apenas "dona de casa", que cumpria com os afazeres domésticos e com a educação de seus filhos/as para se tornar um elemento fundamental como complemento da renda familiar. A conquista pelo sucesso profissional e pessoal também é um fator que contribuiu para o ingresso no mercado de trabalho (GOLDENBERG, 2000). Com toda essa mudança será que os afazeres domésticos e educação dos/as filhos/as estão sendo divididos por igual entre pai e mãe? Ou será que a mulher/mãe acumulou mais uma tarefa em seu dia a dia? Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar o compromisso dos pais dos/as alunos/as de um Centro de Educação Infantil - do Município de São Paulo com relação a sua participação na educação dos/as filhos/as e na responsabilidade dos afazeres domésticos. Essa pesquisa foi realizada na instituição por meio de um questionário aplicado aos pais dos/as alunos/as do Berçário que tem a faixa etária de 2 (dois) anos de idade. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado com 8 questões, sendo que 4 eram questões fechadas de escolhas simples e 4 dissertativas de opinião pessoal, que avaliaram a participação da figura paterna no desempenho das tarefas e as suas responsabilidades diárias junto aos filhos/as. Com este estudo observa-se que o modelo de família vem sofrendo transformações, reconstruindo o clássico padrão familiar da divisão de funções e tarefas domiciliares, no qual o homem possuía funções e tarefas familiares de sustento econômico e a mulher com as atividades de cuidado e educação dos/as filhos/as. Entretanto não podemos afirmar que essas atitudes comportamentais estejam acontecendo em todas as famílias com o mesmo índice de envolvimento, devido a exemplos culturais apresentados pelos pais em sua própria casa, e a forma como o mesmo manifesta seus valores e atitudes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51975
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

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