dc.contributor.advisor | Neves, Christopher Smith Bignardi, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.author | Morais, Heros Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-28T23:20:54Z | |
dc.date.available | 2021-07-28T23:20:54Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51909 | |
dc.description | Orientador : Christopher Smith Bignardi Neves | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A busca por uma educação que contemple a diversidade e comporte as diferenças de gênero e sexualidade parte da formulação de uma concepção de educação menos conservadora e mais crítica a acerca das novas realidades. Os formatos e abordagens pedagógicas são pautados em padrões, normas, dogmas e regras que a pedagogia Queer busca questionar. Entender a escola como espaço de questionamento dos formatos e como responsável por consolidar os estereótipos de certo e errado, daquilo que é recomendado como normal comum e faze-la discutir aquilo que é desviante disso, tem sido um dos objetivos dessa pedagogia. Ela se recusa aceitar a heteronormatização compulsória como via única e legítima de comportamento e conduta, pois restringi e não comporta parte da sociedade que vem ocupando cada vez mais espaço e visibilidade. Este artigo busca apresentar novas visões sobre tudo isso | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual - Brasil | pt_BR |
dc.title | A escola precisa de uma pedagogia queer? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |