Famílias homoparentais nas escolas de educação infantil
Resumo
Resumo : O objetivo geral deste trabalho foi identificar como algumas escolas de Educação Infantil de São Paulo/SP estão lidando com as famílias homoparentais. Trata-se de pesquisa qualitativa com caráter descritivo, tendo sido realizada no período de setembro a novembro de 2015. As informações obtidas frente aos questionamentos desta pesquisa resultaram em quatro categorias temáticas, sendo elas: O preconceito nas escolas, os avanços no âmbito educacional, Interferências da mídia no debate da homofobia no meio escolar e O papel dos professores e da escola para vencer as barreiras do preconceito. Percebeu-se que as escolas de Educação Infantil estão com debates tímidos sobre o tema ou ainda inexistentes. A formação é um caminho necessário para a construção deste debate, pois há muito misticismo em torno do tema. Estudos aprofundados são necessários, pois a falta de informação ou mensagens errôneas formam barreiras que impedem a continuidade desse processo. Cabe à escola tornar-se um espaço para receber todos os tipos de família e contribuir para que as mudanças sejam positivas.