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dc.contributor.authorSousa, Sandra Maria dept_BR
dc.contributor.otherMadruga, Fernanda Ponspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-13T22:05:31Z
dc.date.available2021-12-13T22:05:31Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51879
dc.descriptionOrientadora: Fernanda Pons Madrugapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A imigração haitiana no Brasil se intensificou significativamente nos últimos anos e com isso surgiu a necessidade de que estes imigrantes fossem integrados na sociedade brasileira. Entretanto a barreira linguística do não entendimento do idioma português dificulta a comunicação e a inclusão social dos mesmos. Diante deste fato, entende-se que o ensino da língua portuguesa aos imigrantes viabiliza a comunicação e compreensão da nova sociedade em que estão vivendo e, desta forma, como cidadãos, tenham mais oportunidades, principalmente de trabalho, e, para muitos, a continuidade dos estudos. Para este artigo realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e participação direta na execução do Projeto Viver Cidadão na cidade de Blumenau, cujo objetivo é ensinar a língua portuguesa aos imigrantes haitianos, e, através deste projeto, verificar como se articularam ações direcionadas à inclusão social. Necessariamente, a concretização perpassa primeiramente pela sua constituição, depois a execução em si, com a participação dos alunos, dos docentes, da cooperação da assistência social do município, porém sem certificação e reconhecimento desta aprendizagem pelas redes públicas de ensino.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (15 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectHaitianos - Brasilpt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.titleA importância da regulamentação de projetos de ensino da língua portuguesa aos imigrantes haitianospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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