dc.contributor.author | Schlindwein, Roseti | pt_BR |
dc.contributor.other | Mélo, Tainá Ribas, 1982- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T23:17:10Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T23:17:10Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51878 | |
dc.description | Orientadora : Tainá Ribas Mélo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Especialista em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo tem como problemática de investigação verificar se uma
determinada escola inserida no município de Itajaí realiza a inclusão dos/as
alunos/as com deficiência no contexto dos primeiros anos do ensino fundamental. O
objetivo é investigar o processo de inclusão partindo das questões relativas à
acessibilidade oferecida aos/as alunos/as com deficiência bem como o processo de
ensino aprendizagem a que fazem parte. A metodologia do estudo é de caráter
quali- quantitativo sendo a investigação realizada através de observações das
atividades escolares e da aplicação de questionário às professoras e agentes de
apoio em educação especial. O trabalho teve apoio de autores como Mantoan
(1997), Manzini (2004), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), os marcos político–legais
da Educação Especial (2010) entre outros. A partir destes estudos e o resultado da
pesquisa pode-se concluir que no contexto da escola pesquisada a inclusão dos
alunos/as com deficiência é uma meta a ser alcançada principalmente no que diz
respeito à acessibilidade no entorno e no ambiente escolar, nas práticas
pedagógicas adotadas pelos docentes e nas atividades dirigidas em espaços de uso
comum. Para isso propostas de ações serão sugeridas partindo dos momentos de
formação continuada, à sistematização, implementação e adaptação dos recursos
pedagógicos no contexto educacional bem como a parceria com professores/as e
agentes de apoio em educação especial na busca de um sistema educacional
inclusivo | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.title | A inclusão dos alunos com deficiência no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |