Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchlindwein, Rosetipt_BR
dc.contributor.otherMélo, Tainá Ribas, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-03T23:17:10Z
dc.date.available2021-09-03T23:17:10Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51878
dc.descriptionOrientadora : Tainá Ribas Mélopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Especialista em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo tem como problemática de investigação verificar se uma determinada escola inserida no município de Itajaí realiza a inclusão dos/as alunos/as com deficiência no contexto dos primeiros anos do ensino fundamental. O objetivo é investigar o processo de inclusão partindo das questões relativas à acessibilidade oferecida aos/as alunos/as com deficiência bem como o processo de ensino aprendizagem a que fazem parte. A metodologia do estudo é de caráter quali- quantitativo sendo a investigação realizada através de observações das atividades escolares e da aplicação de questionário às professoras e agentes de apoio em educação especial. O trabalho teve apoio de autores como Mantoan (1997), Manzini (2004), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), os marcos político–legais da Educação Especial (2010) entre outros. A partir destes estudos e o resultado da pesquisa pode-se concluir que no contexto da escola pesquisada a inclusão dos alunos/as com deficiência é uma meta a ser alcançada principalmente no que diz respeito à acessibilidade no entorno e no ambiente escolar, nas práticas pedagógicas adotadas pelos docentes e nas atividades dirigidas em espaços de uso comum. Para isso propostas de ações serão sugeridas partindo dos momentos de formação continuada, à sistematização, implementação e adaptação dos recursos pedagógicos no contexto educacional bem como a parceria com professores/as e agentes de apoio em educação especial na busca de um sistema educacional inclusivopt_BR
dc.format.extent1 arquivo (19 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCrianças com deficiência - Educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.titleA inclusão dos alunos com deficiência no contexto escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples