Qual o conceito de gênero na perspectiva docente
Resumo
Resumo: Buscando estimular reflexões sobre questões referentes à sexualidade e ao conceito de gênero nas escolas, este artigo descreve um estudo exploratório realizado com 25 docentes da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, do Município de Itajaí – SC, com o objetivo de analisar como os professores(as) definem o conceito de gênero na sua prática docente e estimular a discussão sobre o conceito de gênero e estimular o interesse dos participantes pelo tema. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário com cinco perguntas aos docentes nos meses de agosto e setembro de 2015. Justificamos a realização deste estudo por entender que seus resultados podem contribuir para promover o desenvolvimento de uma metodologia que possa ser utilizada no contexto escolar e, assim, facilitar processos de ensino e aprendizagem sobre o tema pelos professores e educandos da instituição. Sugere-se a incorporação, pelos professores, de constantes discussões sobre este tema nos encontros pedagógicos, bem como nos contextos de formação continuada para a promoção de debates com os profissionais especialistas no assunto e que atuam no contexto escolar.