dc.contributor.advisor | Hellmann, Fernando, 1982- | pt_BR |
dc.contributor.author | Peruzzo, Leomar | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T23:30:52Z | |
dc.date.available | 2021-08-06T23:30:52Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51867 | |
dc.description | Orientador : Fernando Hellmann | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Partindo do pressuposto que as condições de igualdade podem ser construídas na relação coletiva, o espaço escolar constitui importante local de construção dos sabres, atitudes e concepções que em diversos aspectos podem reproduzir desigualdades, exclusões e violências ao diferente. O presente trabalho propõe perceber, por meio de workshop teatral, os discursos de escolares a respeito do tema da diversidade, antes e após uma intervenção teatral sobre a temática. Participaram dez alunos do sexto ao nono ano, os quais responderam a sete perguntas antes e após o workshop teatral "Convivendo com a Diversidade na Escola". Foi possível perceber o desconhecimento da temática e reproduções de discursos heteronormativos religiosos. Contudo, após a intervenção, observou-se mudanças qualitativas nas respostas e que a intervenção teatral é um meio educativo para trabalhar temas como diversidade e gênero. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (20 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
dc.title | Gênero e diversidade : convivendo com o diferente na escola pública de Blumenau | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |