Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHamermüller, Douglas Ortizpt_BR
dc.contributor.authorDay, Jonas Martinspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-22T20:39:10Z
dc.date.available2021-11-22T20:39:10Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51865
dc.descriptionOrientador : Douglas Ortiz Hammermullerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Especialista em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa discute as imensuráveis dificuldades de convívio entre estudantes de diferentes raças no cotidiano escolar. O convívio dessas diferenças na escola revela como a identidade negra é marcada por desigualdades sociais e raciais. O Brasil é caracterizado por diversas etnias e culturas, e essa miscigenação gera conflitos sociais, e dentro do âmbito escolar é perceptível a falta de conhecimento e desinformação em relação ao tema, propiciando o preconceito racial. Enfrentar as desigualdades sociais e as diversidades étnico-raciais nas escolas é um desafio para todos os estabelecimentos de ensino, não importando se a escola é pública ou particular. Porém, ao demonstrar que o racismo e a discriminação estão presentes em nosso cotidiano escolar, se faz necessário articular atividades diferenciadas no processo educacional, inserindo uma discussão do assunto nesse ambiente. A escola pesquisada na cidade de Pomerode-SC, frequentada por estudantes do Ensino Médio, em sua maioria de origem germânica, foi coordenada pelo autor, que vivenciou o cotidiano escolar durante as aulas e programas ali realizados, e contou com a contribuição de outros docentes para a realização da pesquisa.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (12 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectRaças - Relações étnicaspt_BR
dc.subjectRaças - Diferençaspt_BR
dc.subjectCultura negra - Brasilpt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.titleUma visão geral sobre o racismo na escola : estudo de um contexto escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples