• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Refletindo sobre a participação da mulher negra na educação em Jaraguá do Sul

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JEFFERSON PEREIRA RODRIGUES.pdf (399.6Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Rodrigues, Jefferson Pereira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente artigo objetivou investigar e discutir a relação entre gênero e raça na educação, especificamente na região de Jaraguá do Sul, estado de Santa Catarina. Para tanto, realizaramse questionário, entrevistas individuais em profundidade, e também um grupo focal com cinco professoras negras, sendo três de escolas públicas e duas de escolas particulares. O questionário e as entrevistas focaram suas trajetórias escolares e profissionais. Os dados coletados e cotejados com a literatura pertinente apontam para a presença de atitudes racistas na escola e sociedade mas também para os enfrentamentos dessas situações. Afirma-se que mesmo diante das conquistas importantes de enfrentamento dos preconceitos de gênero e raça na sociedade, a invisibilidade do tema na escola colabora para a permanência de antigos desafios que vinculam essas categorias.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51864
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV