Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBrum, Ivanete Soarespt_BR
dc.contributor.otherBattezzati, Silma Cortes da Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-09T19:55:22Z
dc.date.available2020-09-09T19:55:22Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51863
dc.descriptionOrientadora : Silma Cortes da Costa Batezzattipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo apresenta uma reflexão sobre a abordagem dos contos de fadas na sala de aula. Partindo de experiências pessoais, surgiu a necessidade de refletir sobre as estratégias usadas atualmente por grande parte dos professores (as) para tratar o tema dos contos/histórias com as crianças da Educação Infantil. Por trás desse problema, visto pelos professores como um dos principais entraves da boa educação, há a falta de conhecimento sobre o tema e de adequação de estratégias de ensino. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreensão e entendimento mais aprofundado da questão. Ao final desta pesquisa pode-se concluir que os contos de fadas exercem influência na forma de pensar e agir das crianças, mas que atitudes autoritárias e retrógradas não adiantam de nada. Quando se tenta impor "normas" ou regras, a submissão e a revolta aparecem no comportamento de algumas crianças. Entretanto, mais do que reflexão contínua, diálogo e coerência nos procedimentos, os mediadores do processo de ensino - professores e escola - devem se pautar por ações transparentes e convictas, analisar o público que tem e, a partir de então, construírem uma abordagem coerente e adequada de ensino que possa ser a mescla de várias ações pedagógicas, selecionando o que de melhor cada conto tem para oferecer.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectIdentidade sexual na educaçãopt_BR
dc.subjectCrianças e sexopt_BR
dc.subjectContos infantispt_BR
dc.titleComo as crianças constroem representações de gênero a partir da descrição física e comportamental de princesas e príncipes dos clássicos contos de fadaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples