dc.contributor.author | Brum, Ivanete Soares | pt_BR |
dc.contributor.other | Battezzati, Silma Cortes da Costa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T19:55:22Z | |
dc.date.available | 2020-09-09T19:55:22Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51863 | |
dc.description | Orientadora : Silma Cortes da Costa Batezzatti | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta uma reflexão sobre a abordagem dos contos de fadas na sala de aula. Partindo de experiências pessoais, surgiu a necessidade de refletir sobre as estratégias usadas atualmente por grande parte dos professores (as) para tratar o tema dos contos/histórias com as crianças da Educação Infantil. Por trás desse problema, visto pelos professores como um dos principais entraves da boa educação, há a falta de conhecimento sobre o tema e de adequação de estratégias de ensino. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreensão e entendimento mais aprofundado da questão. Ao final desta pesquisa pode-se concluir que os contos de fadas exercem influência na forma de pensar e agir das crianças, mas que atitudes autoritárias e retrógradas não adiantam de nada. Quando se tenta impor "normas" ou regras, a submissão e a revolta aparecem no comportamento de algumas crianças. Entretanto, mais do que reflexão contínua, diálogo e coerência nos procedimentos, os mediadores do processo de ensino - professores e escola - devem se pautar por ações transparentes e convictas, analisar o público que tem e, a partir de então, construírem uma abordagem coerente e adequada de ensino que possa ser a mescla de várias ações pedagógicas, selecionando o que de melhor cada conto tem para oferecer. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Identidade sexual na educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças e sexo | pt_BR |
dc.subject | Contos infantis | pt_BR |
dc.title | Como as crianças constroem representações de gênero a partir da descrição física e comportamental de princesas e príncipes dos clássicos contos de fadas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |