A representação social do negro no livro didático e suas complexidades
Resumo
Resumo : As relações raciais e a representação social do negro nos livros didáticos são paradigmas enfrentados nas escolas diariamente. Com este intuito, a presente pesquisa buscou analisar o livro didático de história da escola pública de Blumenau e a representação social do negro, além de conhecer o parecer de docentes que ministram a disciplina correspondente e compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem e as relações raciais nas escolas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e teve como sujeitos dois docentes de diferentes escolas. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi entrevista individual semiestruturada, realizada de forma presencial. O livro didático utilizado pelo segundo ano do Ensino Médio foi analisado criticamente com base nos conceitos estudados durante a pesquisa. É relevante levar á problematização do tema para que os profissionais da educação possam refletir a respeito das questões raciais, as relações estabelecidas e a hierarquia imposta através das percepções com base nos livros de história e a sua influência na sociedade. Sendo assim, constatou-se como se dá a representação social do negro no livro didático de história, bem como a influência na formação identidária do aluno, e a necessidade de mudanças e alterações nas ações dos docentes e na construção do livro didático, para efetivar a educação racial nas escolas e propor uma outra forma de representação social do negro no livro didático de história.