dc.contributor.author | Silva, Elizabete Maria da | pt_BR |
dc.contributor.other | Archanjo, Daniela Resende, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-13T19:43:19Z | |
dc.date.available | 2021-12-13T19:43:19Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51817 | |
dc.description | Orientadora: Daniela Resende Archanjo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : As temáticas abordadas neste artigo são a promoção da igualdade, o respeito e valorização das diversidades étnico-racial, gênero e orientação sexual na escola. Fundamenta-se a partir de uma aproximação com a metodologia da pesquisa-ação, utilizando-se de textos de gêneros de esferas sociais diferentes para apresentar aos alunos e alunas temas atuais e polêmicos, sobre conflitos gerados por discriminação e intolerância e para iniciar discussões sobre esses temas. A intenção desse trabalho foi criar um espaço para o debate e a discussão desses temas, alicerceado na ideia de uma escola formadora de opinião e com o dever de preparar o aluno para a cidadania, não podendo continuar propagando informações e conceitos que alimentem o preconceito e a discriminação contra a pessoa humana. Para fortalecer os laços e proporcionar uma discussão mais aberta dos temas ligados aos Direitos Humanos, diversidades e gênero foram instituídas rodas de conversa, que contaram com a participação de professoras e alunos/alunas. Essas rodas foram organizadas e mediadas pelos membros do Grêmio Estudantil da escola e pelas professoras participantes. Os/as participantes aprovaram as discussões e as tornaram muito proveitosas, até porque não havia esse espaço de discussão antes. Percebeu-se que o machismo, a homofobia e o racismo ainda estão muito presentes no ambiente escolar e que os professores acham importante discutir na perspectiva de superar esses problemas. O objetivo do projeto foi discutir gênero e diversidade na escola para ajudar os membros da comunidade escolar a compreender e respeitar diferenças e contribuir para a construção de uma sociedade que supere todo tipo de discriminação, especialmente o machismo, o sexismo, a homofobia, a lesbofobia e o racismo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (16 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Minorias - Educação | pt_BR |
dc.subject | Negros - Educação | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.title | Rodas de conversa : discutindo direitos humanos, gênero e diversidade na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |