Construindo caminhos de igualdade racial na educação infantil
Resumo
Resumo: Este artigo faz uma reflexão sobre a diversidade étnico-racial na infância. O desenvolvimento integral das crianças deve ser baseado numa educação democrática, plural e de qualidade. Partiu-se do questionamento sobre quais as situações em que as relações de desigualdade racial apresentam-se na vida das crianças e como as instituições intervêm na promoção da igualdade racial. Os objetivos identificaram ações de profissionais de educação infantil nesta temática. A metodologia foi qualitativa com inserção a campo num Centro de Educação Infantil (CEI) na Rede Municipal de São Paulo. Em campo foi possível identificar documentos, realizar observações, registro e relatos ocorridos durante as atividades realizadas no CEI. Os dados analisados revelam que as crianças manifestam valores socioculturais adquiridos no meio em que pertencem, conforme vivenciam suas experiências, por vezes com autoimagem negativa pessoal e coletivamente. Conclui-se que a educação infantil tem papel decisivo na formação da identidade das crianças e suas famílias, e que, os princípios da individualidade, igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade devem valorizar diferenças e ressaltar as especificidades.