Construindo a identidade de gênero na educação infantil
Resumo
Resumo : A identidade de gênero é construída pela criança desde o seu nascimento, no seu contexto social e cultural. Sendo assim, os profissionais da educação infantil devem atentar-se para esta temática. Este artigo busca compreender os comportamentos e ações das crianças de 1 a 2 anos, durante suas interações no cotidiano educativo, buscando estabelecer relações entre as escolhas de brinquedos e brincadeiras e o papel que as famílias exercem ao transmitir valores culturais que influenciam no seu desenvolvimento e aprendizagem. Apresenta uma perspectiva reflexiva sobre a temática de gênero, pautado em autores renomados como Scott, Louro e Grossi, abordando a importância da construção da identidade de gênero, da valorização da diversidade humana e, sobretudo, da promoção da igualdade de direitos. Deste modo, este estudo visa observar as reproduções e transgressões dos papéis de gênero nos momentos lúdicos vivenciados pelas crianças, para que haja possibilidade de qualificar as experiências educativas, propiciando um trabalho pedagógico intencional dos professores e professoras, almejando desconstruir concepções discriminatórias relacionadas à classificação de gênero, possibilitando enxergar novas formas de ser e de viver enquanto menina e menino.