Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDaronco, Douglas Gomespt_BR
dc.contributor.authorAntoniacomi, Cleide Cristina Schebeskipt_BR
dc.contributor.otherWanzinack, Clóvispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-07T23:15:19Z
dc.date.available2020-07-07T23:15:19Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51799
dc.descriptionOrientador : Douglas Gomes Daroncopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O bullying pode ser compreendido como acontecimentos de violência física ou psicológica, com o objetivo de intimidar um indivíduo ou grupo, que vem incidindo constantemente dentro do espaço escolar, onde até bem pouco tempo era visto como normal. Este artigo propicia um relato de intervenção pedagógica que promoveu ações educativas que levassem o/a aluno/a repensar a prática do bullying para que possamos viver em uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, foi desenvolvido ações para identificar a ocorrência do bullying no ambiente escolar, compreender os danos causados pela prática do bullying e desenvolver práticas pedagógicas para expressão de sentimentos que sensibilize os/as alunos/as sobre o respeito à diversidade. A amostra de intervenção foi constituída de 53 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Araucária. Como resultado, identificou-se a possibilidade de sensibilizar os estudantes através de atividades que permitam a expressão de seus sentimentos, porém é necessário um trabalho em conjunto com toda a comunidade escolar na busca da minimização da problemática do bullying.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.subjectPsicologia infantil - Educaçãopt_BR
dc.titleBullying escolar : possibilidades de ações pedagógicaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples