dc.contributor.advisor | Daronco, Douglas Gomes | pt_BR |
dc.contributor.author | Antoniacomi, Cleide Cristina Schebeski | pt_BR |
dc.contributor.other | Wanzinack, Clóvis | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T23:15:19Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T23:15:19Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51799 | |
dc.description | Orientador : Douglas Gomes Daronco | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O bullying pode ser compreendido como acontecimentos de violência física ou psicológica, com o objetivo de intimidar um indivíduo ou grupo, que vem incidindo constantemente dentro do espaço escolar, onde até bem pouco tempo era visto como normal. Este artigo propicia um relato de intervenção pedagógica que promoveu ações educativas que levassem o/a aluno/a repensar a prática do bullying para que possamos viver em uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, foi desenvolvido ações para identificar a ocorrência do bullying no ambiente escolar, compreender os danos causados pela prática do bullying e desenvolver práticas pedagógicas para expressão de sentimentos que sensibilize os/as alunos/as sobre o respeito à diversidade. A amostra de intervenção foi constituída de 53 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Araucária. Como resultado, identificou-se a possibilidade de sensibilizar os estudantes através de atividades que permitam a expressão de seus sentimentos, porém é necessário um trabalho em conjunto com toda a comunidade escolar na busca da minimização da problemática do bullying. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.subject | Assédio nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil - Educação | pt_BR |
dc.title | Bullying escolar : possibilidades de ações pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |