Violência familiar contra crianças e o contexto escolar
Resumo
Resumo : O papel da instituição escolar como veículo de formação de cidadania é preponderante para a formação de novas mentalidades em relação ao fenômeno das várias formas de violência que perpassam as pessoas de várias camadas sociais, sobretudo crianças. A partir desta problematização, os objetivos desta pesquisa foram demonstrar se o ambiente escolar identifica situações de violência advindas do ambiente doméstico em crianças da Educação Infantil, como se realiza a identificação deste fenômeno e quais ações são realizadas na intervenção do problema. A metodologia utilizada é qualitativa, por meio de estudo de caso. A inserção a campo ocorreu numa escola da rede municipal de ensino de São Paulo, com uma professora que atua na Educação Infantil com crianças de 5 anos de idade. Os resultados obtidos indicam que o fenômeno da violência contra as crianças ainda se mostra como um objeto difícil de ser tratado no âmbito escolar e as intervenções sobre este fenômeno ainda estão aquém do que se propaga a legislação e os conteúdos programáticos.