• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Marketing empresarial
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Marketing empresarial
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A influência dos grupos de referência no processo de compra individual e na propensão ao endividamento

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANGELICA BORGES VARGAS.pdf (926.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Vargas, Angelica Borges
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem como objetivo identificar quais as relações entre as influencias que um indivíduo está sujeito em seu dia a dia, e os impactos destas influencias no processo de compra individual, bem como de que forma estas relações afetam seu planejamento financeiro tendo impacto na sua propensão ao endividamento. Para tal, realizou-se o levantamento bibliográfico de teorias e estudos que vão de encontro com o tema, a aplicação de questionários em uma amostra de conveniência e análise dos dados obtidos por intermédio da aplicação dos questionários. No referencial bibliográfico estão expostas teorias que buscam explicar as duas variáveis que se configuram como tema de estudo; à titulo de entendimento da primeira variável adotada " a influência dos grupos de referência no processo de compra individual", buscou-se especificar as etapas de compra e papel de cada indivíduo dentro deste processo; já no que tange a segunda variável "propensão ao endividamento", discorreu-se a respeito de finanças pessoais, tomadas de decisões de compras e tomada de crédito pessoal. Em seguida ao levantamento bibliográfico, para análises dos dados, utilizou-se como base a estatística paramétrica com testes de assimetria, curtose, teste de normalidade, análise fatorial, testes KMO e Bartlett, teste t, análise de cluesters e teste Qui Quadrado; algumas das questões presentes no questionário tiveram de ser excluídas desta etapa por não apresentarem índices de agrupamento necessário para consistência das análises. Seguem após o diagnóstico, as conclusões baseadas nos testes supracitados. Tais conclusões não extrapolam a amostra e visam pontuar se os resultados estatísticos obtidos dos questionários, apontam relação entre as influencias dos grupos de referência no processo de compra e a propensão ao endividamento pessoal, ou são contrarias à esta relação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51267
    Collections
    • Marketing empresarial [490]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV