Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKinap, Beatrizpt_BR
dc.contributor.otherSouza, Ana Lúcia Martins dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T17:53:20Z
dc.date.available2020-01-16T17:53:20Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51216
dc.descriptionOrientadora : Ana Lúcia Martins de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Essa pesquisa tem como objeto de estudo o processo de formação em serviço das professoras de Artes que atuam no Pré II em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na região metropolitana de Curitiba. Importante destacar que tal processo é organizado pela coordenação pedagógica da instituição. O presente trabalho se estrutura como uma pesquisa-ação, portanto, os instrumentos que possibilitaram sua organização – como: questionários, estudos, observações da prática, roteiros de estudo – foram elaborados a partir das demandas detectadas durante a interação com as professoras e o cotejamento com textos de autores que desenvolvem pesquisas voltadas para a docência em Artes na educação infantil. A intenção se volta para identificar, nos procedimentos que compõem a formação continuada dos professores que trabalham com Artes Visuais, elementos que possibilitem a reflexão sobre sua prática. A pesquisa está organizada em dois capítulos. No primeiro, intitulado Trabalhar com Arte na Educação Infantil: debates atuais, a intenção foi apresentar as concepções presentes nos documentos oficiais e em pesquisas que têm se atentado para o trabalho com artes para a criança pequena, numa perspectiva sociocultural, que toma a criança como um sujeito capaz de produzir cultura, contrapondo-se a ideia de que a criança apenas reproduz modelos. No segundo capítulo, denominado Formação continuada: dos registros às reflexões, o foco se voltou para a análise das atividades com artes, desenvolvidas com as crianças do Pré II, a partir do planejamento das professoras, da reflexão das práticas realizadas durante processo de formação e dos estudos da área da educação infantil.pt_BR
dc.format.extent70 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.titleO trabalho com artes na educação infantil : uma experiência em serviçopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples