• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Docência na educação infantil
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Docência na educação infantil
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O trabalho com artes na educação infantil : uma experiência em serviço

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - BEATRIZ KINAP.pdf (1.944Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Kinap, Beatriz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Essa pesquisa tem como objeto de estudo o processo de formação em serviço das professoras de Artes que atuam no Pré II em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na região metropolitana de Curitiba. Importante destacar que tal processo é organizado pela coordenação pedagógica da instituição. O presente trabalho se estrutura como uma pesquisa-ação, portanto, os instrumentos que possibilitaram sua organização – como: questionários, estudos, observações da prática, roteiros de estudo – foram elaborados a partir das demandas detectadas durante a interação com as professoras e o cotejamento com textos de autores que desenvolvem pesquisas voltadas para a docência em Artes na educação infantil. A intenção se volta para identificar, nos procedimentos que compõem a formação continuada dos professores que trabalham com Artes Visuais, elementos que possibilitem a reflexão sobre sua prática. A pesquisa está organizada em dois capítulos. No primeiro, intitulado Trabalhar com Arte na Educação Infantil: debates atuais, a intenção foi apresentar as concepções presentes nos documentos oficiais e em pesquisas que têm se atentado para o trabalho com artes para a criança pequena, numa perspectiva sociocultural, que toma a criança como um sujeito capaz de produzir cultura, contrapondo-se a ideia de que a criança apenas reproduz modelos. No segundo capítulo, denominado Formação continuada: dos registros às reflexões, o foco se voltou para a análise das atividades com artes, desenvolvidas com as crianças do Pré II, a partir do planejamento das professoras, da reflexão das práticas realizadas durante processo de formação e dos estudos da área da educação infantil.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51216
    Collections
    • Docência na educação infantil [65]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV