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dc.contributor.advisorPinheiro, Celso de Moraes, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Sônia Maria Sousapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T19:29:55Z
dc.date.available2019-11-05T19:29:55Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51187
dc.descriptionOrientador : Celso de Moraes Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Na presente obra monográfica, aborda-se o conceito de educação formulada pelo filósofo Immanuel Kant, tendo como base a obra Sobre a Pedagogia. Kant considera educação como um processo, no qual deve ser iniciado na infância. Desta forma, divide em física e prática. As características da educação física são o cuidado com corpo, a disciplina e a heteronomia. Já o desenvolvimento da moral e a autonomia, são característica da educação prática ou educação moral. Kant compreende que o processo educativo é aprimorado a cada geração elevando assim a humanidade e desta forma, não se deve educar com base na sociedade atual e sim, com base numa sociedade melhor. O plano educacional de Kant não é restrito a somente o desenvolvimento do indivíduo, porém cada indivíduo realiza em si o projeto da humanidade. A finalidade da educação em Kant é a felicidade, do indivíduo que a conquista com a formação do sujeito autônomo e da sociedade, com indivíduos éticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this work monograph addresses the concept of education formulated by the philosopher Immanuel Kant, based on the work Lectures on Pedagogy. Kant considers education as a process, which should begin in childhood. Thus, physical and divided into practice. The characteristics of the physical education are careful with the body, discipline and heteronomy. Already moral development and autonomy, are characteristic of moral or practical education. Kant understands that the educational process is enhanced with each generation thus elevating humanity and thus should not educate based on current society, but based on a better society. The educational plan of Kant is not restricted to only the development of the individual, but each individual carries within itself the project of humanity, because man is the only animal that needs to be educated. The purpose of education is happiness in Kant, the individual that achievement with the formation of the autonomous subject and society with ethical individuals.pt_BR
dc.format.extent29 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleO conceito de educação em Kant baseado na obra sobre a Pedagogiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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