dc.contributor.author | Battezzati, Silma Cortes da Costa, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Lucas Ferrari de, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T16:54:48Z | |
dc.date.available | 2021-04-16T16:54:48Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51160 | |
dc.description | Orientador : Profº Drº Lucas Ferrari de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distância | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa determina quais ferramentas, síncronas e assíncronas, do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Federal do Paraná UFPR foram mais utilizadas para comunicação, realização de atividades e troca de informações, pelos estudantes do curso de Especialização em Educação a Distância, no ano de 2012. Além de pesquisa bibliográfica, considerando as técnicas empregadas para pesquisas de natureza exploratória, um formulário eletrônico com 8 perguntas foi enviado aos participantes do curso para a coleta de dados. Embora nem todos tenham respondido as perguntas do referido formulário, os resultados indicam que o Ambiente Virtual da UFPR, o Ambiente Moodle, apresenta recursos de comunicação satisfatórios. Ao mesmo tempo, sugestões importantes foram apresentadas pelos pesquisadores para melhorar e ou intensificar a comunicação entre professores e estudantes neste ambiente. A análise teórica dos resultados foi feita com base no Modelo de Comunidade de Questionamento de Randy Garisson (1991), que permitiu precisar o uso ou a falta de aproveitamento de alguns recursos de comunicação existentes em Ambientes Virtuais para manter ou intensificar a frequência das presenças cognitiva, social e pedagógica, e das suas categorias e indicadores, no contexto da educação a distância. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research determines what tools, synchronous and asynchronous, of the Virtual Learning Environment of the Federal University of Parana State UFPR were used for communication, conducting activities and exchange of information, by the students of the course Specialization in Distance Education, in the year of 2012. Besides literature, considering the techniques used for exploratory research, an electronic form with eight questions was sent to course participants for data collection. Although not everyone answered the questions of the form, the results indicate that the Moodle Virtual Environment of UFPR environment, presents satisfactory communication resources. At the same time, important suggestions were made by the recearch to improve and enhance the communication between teachers and students in this environment. Theoretical analysis of the results was based on the Model of Community Questioning proposed by Randy Garrison (1991), which allowed to specify the use or lack of use of some existing communication resources in Virtual Environments to maintain or increase the frequency of cognitive, social and pedagogical presences, and its categories and indicators, in the context of distance education. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (80 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Moodle (Programa de computador) | pt_BR |
dc.title | Comunicação no ambiente Moodle da UFPR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |