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dc.contributor.authorReimer, Marilenept_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherLima, Madlaine Célia dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-12T13:14:10Z
dc.date.available2021-08-12T13:14:10Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51132
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionCoorientadora : Profª. Esp. Madlaine Célia de Limapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho relata a pesquisa realizada para subsidiar a elaboração de um curso na modalidade de Educação a Distância abordando a questão do planejamento de ensino. O curso será ofertado no âmbito do Programa de Formação Continuada de Docentes da Universidade Federal do Paraná executado pela Coordenação de Políticas de Formação do Professor da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. O objetivo da pesquisa era o levantamento de dados sobre a prática dos docentes da Universidade Federal do Paraná na elaboração da Ficha 1 e Ficha 2 do Projeto Pedagógico de Curso, sobre o conhecimento, pelos docentes, do Projeto Pedagógico Institucional, Projeto Pedagógico de Curso e Currículo e sobre conhecimento, pelos docentes, de ambientes virtuais de aprendizagem e disponibilidade de participar de um curso na modalidade EaD. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com questionários, entrevistas e revisão bibliográfica seguida de análise quantitativa e qualitativa dos dados. Foram consultados docentes de todos os setores da Universidade Federal do Paraná e servidoras da Coordenação de Políticas de Ensino de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Entre as principais referências estão GIL (2008, 2012), LÜDKE e ANDRÉ (1986), VEIGA (1999), EYNG (2012), MORAN, 2012), SCHERER (2012) e ISAIA (2000), além dos documentos oficiais do MEC e UFPR sobre a temática. Os dados mostraram que existe uma grande diversidade na elaboração dos planos de ensino na universidade sendo alguns muito bons e outros bastante problemáticos. Alguns docentes destacam dificuldades como falta de unidade no curso, falta de estrutura na universidade com poucos professores em determinados cursos e falta de tempo, enquanto outros afirmam não haver dificuldades para executar o planejamento de ensino. Poucos docentes conhecem o Projeto Pedagógico Institucional, ao contrário do Projeto Pedagógico de Curso que é familiar a quase todos. Em relação à EaD existe o desejo de participar de cursos na modalidade e a metade dos docentes afirma conhecer ambientes virtuais de aprendizagem. A pesquisa mostrou que há necessidade de reflexão e aprofundamento no tema Planejamento de Ensino, abordado de forma ampla, inserido na formação integral do estudante e na identidade do docente universitário no século XXI com seus múltiplos papéis. A elaboração do curso EaD "Elaborando a Ficha 1 e Ficha 2 do Projeto Pedagógico de Curso" deve abordar o conteúdo contextualizado nas necessidades apontadas pela pesquisa e em um formato que privilegie a interação entre os cursistas e seja, ao mesmo tempo, aprendizado e experiência em EaD para ser fundamento e instrumento para construção de suas próprias aulas nesta modalidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study reports on research conducted to help prepare a Distance Learning course on the matter of a teaching plan. He course will be offered as part of the program for the ongoing preparation of teaching staff at the Federal University of Paraná, conducted by the Coordination of Teaching Staff Policy at the Dean's Office of Professional Education and Qualification. The aim of the study was to gather data on the practice of teaching staff at the Federal University of Paraná for the preparation of File 1 and File 2 of the Course Teaching Project concerning the knowledge of the teaching staff regarding the Institutional Teaching Project, Teaching Policy and Curriculum, and the teaching staff's knowledge of virtual learning environments and their willingness to participate in a distance learning course. The methodology used was the exploratory research method with questionnaires, interviews and a bibliographic review, followed by a quantitative and qualitative analysis of the data. Teaching staff were consulted from all sectors of the Federal University of Paraná and members of the Coordination of Teaching Staff Policy at the Dean's Office of Professional Education and Qualification. The main references include GIL (2008, 2012), LÜDKE and ANDRÉ (1986), VEIGA (1999), EYNG (2012), MORAN, 2012), SCHERER (2012) and ISAIA (2000), in addition to documents from the Ministry of Education and Culture and the Federal University of Paraná on this topic. The data showed that there is great diversity in the preparation of teaching plans at the university, with some being very good and others highly problematic. Some members of the teaching staff point out difficulties such as a lack of unity in their course, lack of structure at the university, with few teaching staff in certain courses, and a lack of time. On the other hand, others claim that they have no difficulties when it comes to teaching what they plan. Few members of staff are familiar with the Institutional Teaching Project, unlike the Course Teaching Project, which is known to almost everyone. Concerning distance learning, there is a desire to attend these courses, and half of the teaching staff claims to be familiar with virtual learning environments. The study showed that there is a need for reflection and further study of Teaching Plans and they should be looked at more broadly and inserted in the integral formation of students and the identity of the university teachers in the 21st Century with its multiple roles. The preparation of distance learning course "Elaborating File 1 and File 2 of the Course Teaching Project" should deal with the contextualized content of the needs identified by the study and it should be given a format that favors interactions between those who attend the course and also be at the same time learning and experience in distance learning to be fundamental and instrumental to the teachers own classes.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 51 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectCursos de capacitaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titlePlanejamento de ensino : um olhar sobre o complexo e instigante processo de construir um plano de ensino - subsídios para um curso em educação a distânciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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