dc.contributor.author | Lago, Juliana | pt_BR |
dc.contributor.other | Knoblauch, Adriane, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T19:01:28Z | |
dc.date.available | 2020-01-16T19:01:28Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51097 | |
dc.description | Orientadora : Adriane Knoblauch | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa teve como principal questionamento investigar a compreensão de alfabetização e letramento das professoras e educadoras da Educação Infantil e como esta concepção se reflete na prática. Com o intuito de tentar encontrar respostas, de refletir e analisar a questão acima mencionada, iniciei esta pesquisa com o objetivo de investigar questões que envolvem o processo de alfabetização na Educação Infantil, precisamente, o ensino da leitura e escrita para crianças de 3 meses a 5 anos. O foco foi a análise das relações existentes entre teoria estudada na formação inicial e continuada, concepções de alfabetização e letramento e práticas de professoras e educadoras, ou seja, a relação existente entre teoria X prática desenvolvida por profissionais que atuam na educação infantil. A pesquisa de campo envolveu 5 professoras e 18 educadoras integrantes de um Centro Municipal de Educação Infantil, da rede Municipal de Curitiba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a qual foram utilizados questionários, entrevista semiestruturada, leitura de planejamentos, bem como observação da prática docente e registros fotográficos. Para elucidar tais questões buscou-se o referencial teórico do campo da educação infantil e o letramento. A análise de dados revelou alguns aspectos da relação que se estabelece entre o que aprenderam na formação inicial sobre alfabetização e letramento e a prática de sala de aula. No entanto também fica evidente a existência de uma fragmentação entre a teoria e a prática. | pt_BR |
dc.format.extent | 84 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Saberes e práticas docentes em torno do letramento e da alfabetização na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |