Saberes e práticas docentes em torno do letramento e da alfabetização na educação infantil
Resumo
Resumo : A presente pesquisa teve como principal questionamento investigar a compreensão de alfabetização e letramento das professoras e educadoras da Educação Infantil e como esta concepção se reflete na prática. Com o intuito de tentar encontrar respostas, de refletir e analisar a questão acima mencionada, iniciei esta pesquisa com o objetivo de investigar questões que envolvem o processo de alfabetização na Educação Infantil, precisamente, o ensino da leitura e escrita para crianças de 3 meses a 5 anos. O foco foi a análise das relações existentes entre teoria estudada na formação inicial e continuada, concepções de alfabetização e letramento e práticas de professoras e educadoras, ou seja, a relação existente entre teoria X prática desenvolvida por profissionais que atuam na educação infantil. A pesquisa de campo envolveu 5 professoras e 18 educadoras integrantes de um Centro Municipal de Educação Infantil, da rede Municipal de Curitiba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a qual foram utilizados questionários, entrevista semiestruturada, leitura de planejamentos, bem como observação da prática docente e registros fotográficos. Para elucidar tais questões buscou-se o referencial teórico do campo da educação infantil e o letramento. A análise de dados revelou alguns aspectos da relação que se estabelece entre o que aprenderam na formação inicial sobre alfabetização e letramento e a prática de sala de aula. No entanto também fica evidente a existência de uma fragmentação entre a teoria e a prática.