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dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorMorais, Julcemara Pflanzer dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T19:51:28Z
dc.date.available2021-05-13T19:51:28Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51096
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A proposta desta disciplina visou apresentar fundamentos em Geoestatística à alunos de graduação, sendo esta de caráter eletivo e optativo. Após várias discussões resolvemos tomar a iniciativa de inserir a modalidade de EaD dentro do curso de Graduação em Estatística, mesmo que sendo apenas como disciplina optativa, sendo esta piloto no curso, por pensarmos que a Educação a Distância (EaD) adquire, então, importância não apenas como forma de superar problemas pontuais, mas também como alternativa para atender a demandas de públicos específicos, visto que há dificuldades na composição da grade horária para oferta de disciplinas optativas no curso em questão. Baseamos-nos na Portaria 4.059 de 10/12/2004 que estabelece, em seu artigo 1º, que as "(...) instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semi-presencial, com base no art. 81 da Lei nº 9.394, de 1.996, e no disposto nesta Portaria." Seguindo este pensamento o nosso desafio é conhecer as diversas tecnologias da informação e da comunicação, estar aberto às mudanças, procurar entendê-las e ter disposição para atuar em cenários diferentes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The course purpose was to present a fundamentals Geostatistics for undergraduates, as elective and optional course. After several discussions we decided to enter the a distance education mode within the Undergraduate course in statistics, even if only as being elective, and this pilot course, because we think that the a Distance Education (DE) acquires then importance not only as a way to overcome specific problems, but also as an alternative to meet the specific audience demands, as difficulties in the timetable composition for offering this course as a elective course. We base ourselves on the Ordinance 4059 of 10/12/2004 establishing in its Article 1, that "(...) higher education institutions may introduce in the pedagogical and curriculum of their recognized degree courses, the provision of the curriculum disciplines that use the semi-presencial mode, based on art. 81 of Law No. 9,394, of 1996, and on provisions of this Ordinance." Following this thought our challenge is to know a variety of information technologies and communication, being open to change, seek to understand them and be willing to work in different scenarios.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (61 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleProposta de projeto de disciplina optativa na modalidade à distânciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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