Análise do impacto nas dimensões culturais, individualismo-coletivismo e controle da incerteza no processo de decisão de compra do consumidor : o caso dos cosméticos no Brasil
Resumo
Resumo: O presente trabalho se propõe a avaliar o impacto de duas das cinco dimensões culturais de Hofstede em etapas específicas do processo de tomada de decisão do consumidor com relação à compra de cosméticos. Foram selecionadas as dimensões individualismo-coletivismo e controle da incerteza pela sua maior possibilidade de impactar na forma como o consumidor aborda as etapas de reconhecimento da necessidade de consumo e a busca por informações. São
apresentadas as tendências globais e locais mais importantes do consumo de cosméticos, além dos principais conceitos sobre cultura, especificamente as dimensões culturais de Hofstede, o processo de tomada de decisão, a forma como a mulher o aborda e os estilos de tomada de decisão. Por fim, o trabalho analisa os resultados da pesquisa realizada sobre o consumo de maquiagem, buscando verificar os impactos das dimensões culturais analisadas no comportamento de
consumo da amostra selecionada, focando nas relações entre essas dimensões, as etapas de reconhecimento da necessidade e busca por informações e os estilos de tomada de decisão. Com relação à amostra selecionada, análises de conglomerados demonstraram relação entre as variáveis demográficas de idade e grau de instrução; entre gasto mensal com maquiagem, frequência de compra e locais de compra; e entre os estilos de tomada de decisão "hedonistas" e "inovadores e orientados pela moda".
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- Marketing empresarial [490]