dc.contributor.advisor | Horn, Geraldo Balduino, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Gabriel Antonio dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T17:15:24Z | |
dc.date.available | 2019-05-29T17:15:24Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50838 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação: Ética, Política e Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta os princípios filosóficos de Antonio Gramsci sobre a educação. Colocando em evidência a crítica gramsciana a respeito da escola, de forma a questionar a formação escolar exclusivamente técnica destinada à classe subalterna, a interesse da classe elitista para o fortalecimento das diferenças sociais. No processo de compreensão da questão escolar, se estabelece o interesse gramsciano por uma escola unitária como real fundamento de elevação cultural das massas, assim, efetivando uma transformação social, e construindo uma nova cultura, além da hegemonia burguesa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Gramsci, Antonio, 1891-1937 | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A escola unitária : o princípio para uma educação de transformação social em Antonio Gramsci | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |