Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Wolneypt_BR
dc.contributor.authorVasques, Samuel Tafernaberript_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Agronegóciopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-11T16:41:14Z
dc.date.available2018-12-11T16:41:14Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50769
dc.descriptionOrientador : Wolney Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Agronegóciopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho teve como objetivo principal identificar quais são as oportunidades que podem ser trabalhadas para fortalecer, agregar valores e legalizar produtos das agroindústrias familiares de Chapecó, SC evidenciando a importância da agroindustrialização para o desenvolvimento da agricultura familiar e da região. Foram investigadas 36 agroindústrias familiares, entre os meses de agosto e outubro de 2012, grande parte destas, possuem as feiras de produtos coloniais e agroecológicos da cidade como principal meio de comercialização, além da venda no local de produção, nos mercados institucionais, como, por exemplo, a Prefeitura Municipal e em estabelecimentos comerciais. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva tipo survey, em que a coleta foi executada por meio de questionários semiestruturados aplicados aos agricultores nas propriedades rurais. Demonstrando que, da produção a comercialização, existe muito trabalho a ser feito com ferramentas de diferenciação. Os resultados obtidos mostram que o apoio dos órgãos de extensão rural são, de maneira geral, capazes de ajudar as famílias de agricultores a implementarem plantas agroindustriais. Na opinião dos gestores das agroindústrias as variáveis ortodoxas de diferenciação de produtos não parecem influenciar na decisão de compra, pois apenas duas agroindústrias responderam que a marca, embalagem e rótulo foram um diferencial de seus produtos, mas demonstram que ainda há potencialidade de trabalho no setor. Palavras Chave: agroindústria familiar, mercados, gerência de produtos e diferenciação de produtos.pt_BR
dc.format.extent121f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectProdutos agricolas - Comercializaçãopt_BR
dc.titleEstratégias de diferenciação de agroindústrias familiares de Chapecó/SCpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples